Versões / opções

Sistemas de travão

Travão de roda e cabeça giratória Blickle

Os sistemas de travão evitam que os rodízios giratórios rolem ou girem quando parados (travão de roda e cabeça giratória). Utilizam-se o sistemas de travão «dianteiro», «traseiro», «fixo» e «central». Os sistemas de travão «dianteiro» estão localizados na frente, relativamente à direção de movimento. Os sistemas de travão «Traseiro» estão instalados na parte traseira dos rodízios. Os sistemas de travão «Fixo» não rodam com a cabeça giratória e o pedal mantém-se sempre na mesma posição. Os sistemas de travão «Central» utilizam uma única alavanca para travar dois ou mais rodízios num equipamento de transporte.

Deve-se selecionar um sistema de travão após consideração cuidadosa de facilidade de utilização, condições da instalação e medidas de prevenção de acidentes específicas do utilizador. As forças de travagem serão reduzidas quando se utiliza uma roda com um rasto/pneu muito macio (por ex., série de rodas VW, VWPP, P, PK, PS).

Travões Blickle
A diferença entre um sistema retentor e um travão consiste no facto de o sistema retentor ser utilizado para fixar a viatura no lugar quando parada. Um travão pode ser acionado durante a deslocação de um equipamento de transporte para reduzir a sua velocidade. Por norma, os travões também podem servir de retentores.

Travão Blickle «stop-fix» de roda e cabeça giratória
Travão Blickle «stop-top» de roda e cabeça giratória
Blickle «ideal-stop» travão de roda e cabeça giratória
Sistema de travão central «central-stop» Blickle (série LE e LK)

Travão Blickle «stop-fix» de roda e cabeça giratória
(código de produto adicional: -FI)

Travão Blickle «stop-top» de roda e cabeça giratória
(código de produto adicional: -ST)

Blickle «ideal-stop» travão de roda e cabeça giratória
(código de produto adicional: -IS)

Sistema de travão central «central-stop» Blickle
(código de produto adicional: -CS...)

Para equipamentos de transporte para cargas leves e rodízios para cargas pesadas

Este sistema de travão «traseiro» utiliza o bloqueio positivo (série LUH: força de ajuste) para evitar a rotação da cabeça giratória. A roda é travada utilizando um mecanismo de travagem estável, de força de ajuste desenhado para máxima segurança e uma vida útil alargada. A cabeça giratória é bloqueada no lugar através do bloqueio de uma mola do travão num disco de esfera dentado. A roda também é bloqueada devido ao design especial da mola. (Série LUH: bloqueio de força de ajuste da cabeça giratória).
Pode encontrar mais informações aqui.

Pode ajustar-se a pressão de fixação para a série de suportes LK e LKX (Ø roda 125 x 50 mm), LUH e LH.

Este sistema de travão foi desenhado para minimizar o raio de rotação.

Para equipamentos de transporte e rodízios para cargas pesadas

Este sistema de travão «dianteiro» utiliza bloqueio de força de ajuste da cabeça giratória para evitar a rotação da cabeça giratória. A roda é bloqueada utilizando um mecanismo de travagem estável, de força de ajuste, concebido para segurança e uma vida útil alargada.

Pode ajustar-se a pressão de fixação.

O raio de rotação do pedal situa-se normalmente dentro da faixa de rotação da roda.
Mais informações: aqui

 

Para equipamentos de transporte e rodízios para cargas pesadas

O pedal deste sistema de travão «fixo» mantém-se sempre na mesma posição em vez de rodar com o rodízio giratório. O sistema de força de ajuste evita a rotação da cabeça giratória. Para determinadas séries e tamanhos de rodízios, utilizam-se tanto o bloqueio positivo como a força de ajuste. A roda é travada utilizando um mecanismo de travagem de roda de força de ajuste que está concebido para a máxima, estabilidade, segurança e uma vida útil alargada.

Pode ajustar-se a pressão de fixação para a séries de rodízios L, LH und LK (Ø roda 150 mm).

O pedal «ideal-stop» é fornecido com dois furos como standard. Isto torna possível juntar dois rodízios giratórios ou utilizar uma alavanca para acionar os dois pedais simultaneamente.
Pode encontrar mais informações aqui.

Os rodízios na serie de suportes LK e LH com este sistema de travão têm uma altura total de 17 mm superior à dos rodízios que não utilizam o sistema «ideal-stop». Está disponível um adaptador sintético (código de produto: AP3-17) para compensar a diferença de altura para rodízios sem sistema de travão. Ver «versões / opções» nas páginas relevantes.

Para rodízios de transporte das séries LE e LK

Este sistema de travão utiliza bloqueio de força de ajuste para evitar a rotação da cabeça giratória. A roda é bloqueada utilizando um mecanismo de travagem estável, de força de ajuste, concebido para máxima segurança e uma vida útil alargada.

A característica distintiva deste sistema de travão é que dois ou mais rodízios nos equipamentos de transporte podem ser bloqueados simultaneamente utilizando uma alavanca. Pode ajustar-se o comprimento do pedal para garantir que se pode travar/destravar o travão confortavelmente. Outra característica é o ângulo pequeno de acionamento e a estrutura reduzida que economiza o espaço do travão. O travão não roda com o rodízio giratório.
Clique aqui para ver o vídeo do produto.

Sistema de travão central «central-stop» Blickle (série L e LH)
Sistema de travão central «Radstop» da Blickle (ativado por pedal)
Sistema de travão central «Radstop» da Blickle (ativado manualmente)

Sistema de travão central «central-stop» Blickle
(código de produto adicional: -CS...)

Travão de roda «Radstop» da Blickle
(código de produto adicional: -RA)

Travão de roda «Radstop» da Blickle
(código de produto adicional: -RAH)

Para equipamentos de transporte e rodízios para cargas pesadas das séries L e LH

Este sistema de travão utiliza o bloqueio de força de ajuste para evitar a rotação da cabeça giratória. Este bloqueio da cabeça giratória de força de ajuste é suportado por um sistema de bloqueio positivo. A roda é bloqueada utilizando um mecanismo de travagem estável, de força de ajuste, concebido para máxima segurança e uma vida útil alargada.

A característica distintiva deste sistema de travão é que dois ou mais rodízios nos equipamentos de transporte podem ser bloqueados simultaneamente utilizando uma alavanca. Pode ajustar-se o comprimento do pedal para garantir que se pode travar/destravar o travão confortavelmente. Outra característica é o ângulo pequeno de acionamento e a estrutura reduzida que economiza o espaço do travão. O travão não roda com o rodízio giratório.

Pode ajustar-se a pressão de fixação.

Para rodízios para cargas pesadas (acionados por pé) e rodízios compactos e para cargas leves

Este sistema de travão utiliza um mecanismo de travagem de roda de força de ajuste que está concebido para a máxima simplicidade, estabilidade, segurança e uma vida útil prolongada. O travão de roda é acionado com o pé e cria forças de travagem extremamente elevadas para fixar até mesmo as cargas mais pesadas. O sistema trava ambas as rodas num sistema de rodízio de roda dupla.

Utiliza-se o «Radstop» como um sistema de travão dianteiro para rodízios para cargas pesadas e como um sistema de travão traseiro para rodízios compactos e para cargas leves.

Para rodízios para cargas pesadas (acionados manualmente)

Este sistema de travão utiliza um mecanismo de travagem de roda de força de ajuste que está concebido para a máxima simplicidade, estabilidade, segurança e uma vida útil prolongada. O travão de roda é acionado manualmente e cria forças de travagem extremamente elevadas para fixar até mesmo as cargas mais pesadas. O sistema trava ambas as rodas num sistema de rodízio de roda dupla.

Travões / travões de solo / macacos

Travão de tambor Blickle
Blickle travão de homem morto
Pé de bloqueio Blickle
Macaco de Blickle

Travão de tambor Blickle
(código de produto adicional: -TB / -TBL / -TBR)

Travão permanente da Blickle
(código de produto adicional: -TML / -TMR)

Travão de solo Blickle
(código de produto: FF...)

Macaco Blickle
(código de produto: WH...)

Este travão funciona pressionando as patilhas dos travões integradas na roda contra o centro fundido da roda, que atua como um travão de tambor. O travão de tambor proporciona um desempenho de travagem de nível elevado, apesar de ser necessária pouca força para acioná-lo. Pode acionar-se o travão com vários controlos, tais como uma alavanca ou tração por cabo.
O suporte fechado garante que as patilhas dos travões ficam amplamente protegidas contra corrosão e sujidade. Isto garante que o desempenho de travagem permanece consistente, independentemente da humidade e sujidade exterior
Mais informações podem ser encontradas aqui.

Ver Travão de tambor na Secção Soluções especiais.

Um travão permanente é idêntico a um travão de tambor, mas utiliza uma mola integrada para travagem quando o travão não está ativado. Pode libertar-se o travão utilizando uma alavanca ou tração por cabo.
Pode encontrar mais informações aqui.

As versões esquerda (código de produto adicional: -TML) e direita (código de produto adicional: -TMR) estão disponíveis para travões permanentes. Os travões permanentes também estão disponíveis para rodízios giratórios. Para travões permanentes sem travão direcional com código de produto adicional -TM13 e para travões permanentes com travão direcional com código de produto adicional -TTM13.

Ver Travão permanente na Secção Soluções especiais.

Os travões de solo mantêm os equipamentos de transporte numa posição de descanso. Estão fixos diretamente no equipamentos de transporte. Acionar o pedal retira alguma da carga do equipamento de transporte sem levantá-lo.

Quando acionado, o travão de solo deflete-se aproximadamente 10 mm. A pressão de contacto da superfície máxima em combinação com os rodízios fixos e giratórios é de aprox. 60 kg. Zincado, passivado a azul, livre de cromo hexavalente.

Ver Travão de solo na Secção Soluções especiais.
Mais informações: aqui.



Código de produto

 

Altura total
fechado
(H0) [mm]

 

Altura total
acionado
(H1) [mm]

FF 100-1


108

 

138

FF 125-1

 

133

 

163

FF 125

 

142

 

180

FF 150

 

170

 

208

FF 160

 

175

 

213

FF 200

 

217

 

255

Utilizam-se os macacos Blickle para elevar equipamentos de transporte na sua posição de descanso. Estão fixos diretamente nos equipamentos de transporte. O acionamento do pedal eleva o equipamento de transporte.

É possível combinar os macacos com uma vasta gama de série de rodízios. Os macacos têm o seu melhor desempenho quando a altura total do macaco acionado (H1) ultrapassa a altura total dos rodízios giratórios e fixos em 5 mm. Dependendo do peso do operador, podem fornecer uma força de elevação de entre 150 kg e 250 kg. A carga vertical no macaco não deve ultrapassar 500 kg quando elevada.

Ver Macacos na Secção Soluções especiais.



Código de produto  

Altura total
fechado
(H0) [mm]

 

Altura total
acionado
(H1) [mm]

WH 160

 

166

 

209

WH 200

 

207

 

250

WH 250

 

257


300


 
 
 
Pé de bloqueio de desenho Blickle
Desenho de macaco Blickle

Travão direcional

Bloqueios direccionais Blickle para rodízios giratórios em chapa de aço
Bloqueio direcional Blickle para rodas giratórias em aço soldado
Bloqueios direccionais Blickle para rodízios giratórios de alta resistência
Bloqueios direccionais e de rodas Blickle para rodas giratórias de plástico

Travão direcional Blickle para rodízios giratórios estampados
(código de produto: RI...)

Travão direcional Blickle para rodízios giratórios em aço soldado
(código de produto adicional: -RI4)

Travão direcional Blickle para rodízios giratórios para cargas pesadas
(código de produto adicional: -RI4H)

Travão direcional Blickle e travão de roda para rodízios giratórios sintéticos
(código de produto adicional: -RIFI)

Os travões direcionais bloqueiam o movimento giratório de um rodízio giratório em direções predefinidas. Quando o travão direcional é acionado, o rodízio giratório atua como um rodízio fixo.

Este travão direcional é fornecido como uma peça separada e é instalado juntamente com o rodízio giratório. Também pode instalar-se posteriormente já que não é necessário efetuar alterações estruturais no suporte do rodízio giratório.

Esta opção está disponível para uma vasta gama da série de rodízios giratórios.

Os travões direcionais bloqueiam o movimento giratório de um rodízio giratório em direções predefinidas. Quando o travão direcional é acionado, o rodízio giratório atua como um rodízio fixo.

Este travão direcional é uma unidade integrada soldada na placa de fixação. Pode utilizar-se para posições de fixação específicas do cliente para além da posição de 90° standard (código de produto adicional: -RI4, quatro posições de fixação). Esta versão é robusta e concebida para utilização com rodízios para cargas pesadas.

Esta opção está disponível para uma vasta gama de rodízios giratórios soldados para cargas pesadas.

Os travões direcionais bloqueiam o movimento giratório de um rodízio giratório em direções predefinidas. Quando o travão direcional é acionado, o rodízio giratório atua como um rodízio fixo.

Este travão direcional é uma unidade integrada na placa de fixação. Este travão direcional fornece quatro posições de fixação (90°) utilizando um parafuso retentor. Esta versão é extremamente robusta e concebida para utilização com rodízios para cargas pesadas.

Esta opção está disponível para uma vasta gama de rodízios em aço soldado para cargas pesadas.

Está disponível uma combinação de travão direcional e roda do travão para rodízios giratórios na série Blickle MOVE com um diâmetro da roda de 125 mm. Funciona com uma alavanca de pé de duas peças. A alavanca esquerda ativa o sistema retentor completo. A alavanca direita ativa o travão direcional.

Este sistema de travão «traseiro» utiliza inicialmente o bloqueio positivo para evitar a rotação da cabeça giratória. A cabeça giratória é bloqueada através do retentor de uma mola do travão num disco de esfera dentado. Na segunda fase, a roda é bloqueada utilizando um mecanismo de travagem de força de ajuste.

detalhes do travão direcional

Vista pormenorizada do fecho direcional

Outras opções

Reposição automática da direção
Proteção da rosca
Proteção dos pés
Roda deflectora
Tampa do cubo da roda de extremidade
Tampa STARLOCK® em aço inoxidável
Tubo do eixo em aço inoxidável revestido a teflon

Mecanismo de reposição automática de direção
(código de produto adicional: -RIR2)

Placas antifios
(código de produto adicional: -FA ou «KA» ou «KF» no código de produto)

Proteção de pés
(código de produto adicional: -FS, -FP e -FG)

Paragolpes
(código de produto: AW..., AG... e ARG...)

Tapa-cubo para roda batente

Tapa-cubo STARLOCK® fabricado em aço inoxidável
(código de produto: ST-KA...)

Casquilho aço inox revestido a PTFE
(código de produto: XAT...)

Os mecanismos de reposição de direção apontam um rodízio giratório numa direção predefinida num estado sem carga. Este mecanismo reduz problemas que afetam o manuseamento de equipamentos de transporte utilizado em instalações automatizadas e zonas de carga e descarga..

O mecanismo RIR2 está concebido para uma maior vida útil.
Para o vídeo do produto

Estão disponíveis versões especiais para fornecer forças e fixações de lançamento.

Os discos da placas antifios são fabricados em aço estampado zincado, passivado a azul, livre de cromo hexavalente (código de produto adicional: -FA) ou utilizando moldagem de plástico por injeção («KA» ou «KF» co código de produto). Evitam que os lixos se enrolem ao eixo e bloqueiem as rodas.

Na versão «KA», as placas antifios cobrem o cubo da roda.

Na versão «KF», as placas antifios cobrem todo o centro da roda.

Esta opção está disponível para uma vasta gama da série de rodízios fixos e giratórios.

A proteção de pés é fabricada em aço estampado zincado, passivado a azul, livre de cromo hexavalente (código de produto adicional: -FS). Para rodízios em aço soldado (série LO/LS), a proteção de pés é uma estrutura soldada. Para rodízios em aço inoxidável resistentes à corrosão, a proteção de pés é fabricada num material sintético resistente a impactos (polietileno, código de produto adicional: -FP). A proteção de pés é aparafusada ou soldada no suporte e evita ferimentos nos pés. Normalmente fica afastada do solo 15 a 25 mm.

Pode fornecer-se uma versão especial para garantir uma distância diferente até ao solo. Também estão disponíveis as versões em mola, zincado, passivado a azul, livre de cromo hexavalente (código de produto adicional: -FG).

Esta opção está disponível para uma vasta gama da série de rodízios fixos e giratórios.

Os paragolpes reduzem os riscos de danos nas paredes e nos veículos no caso de uma colisão. Os paragolpes para tubos quadrados e redondos são fabricados em polietileno ou numa borracha maciça, e estão disponíveis nas cores branco acinzentado, cinzento prateado e cinzento. Estão fixos ou ligados a aros tubulares nas zonas externas das viaturas.

Os paragolpes giratórios (código de produto adicional: - AMW(X), -AMG(X)) também estão disponíveis para rodízios sintéticos Blickle WAVE. Também evitam o raspar nas paredes. Utiliza-se um parafuso para instalar os paragolpes diretamente nos rodízio.

Os tapa-cubos são fabricados em aço zincado, passivado a azul, livre de cromo hexavalente. Protegem o rolamento de esferas exterior das rodas batentes contra sujidade, poeira, etc., e tapam a extremidade do eixo e a fixação da roda. Em rodas batente, o rolamento de esferas está ligeiramente recuado no exterior do cubo. Isto torna fácil instalar o tapa-cubo no cubo da roda. Isto reduz o aperto.

Esta opção está disponível para uma vasta gama da série de rodas.

Os tapa-cubo STARLOCK® são uma forma fácil de fixar rodas para cargas leves num eixo. A roda é colocada num eixo à medida que a roda batente e o tapa-cubo STARLOCK®são pressionados para a extremidade exterior do eixo. Os tapa-cubo STARLOCK® estão disponíveis para os diâmetro do eixo seguintes: 12, 15, 20 e 25 mm.

O casquilho aço inox revestido a PTFE é composto por um casquilho aço inox e um revestimento PTFE. Ao rodar sob carga, o revestimento PTFE expande-se para o interior do casquilho da roda. Isto proporciona o emparelhamento desejado (PFTE/ aço inoxidável) com características de deslizamento excecionais. Também reduz as emissões de ruído

Esta opção está disponível para uma vasta gama de rodas resistentes ao calor. Nas séries de rodas PHN e VKHT está disponível uma variedade de rodízios resistentes ao calor com um casquilho aço inox revestido a PTFE como standard.

proteção de pés com mola
Proteção dos pés com mola