Informação de produto 

em conformidade com a Lei de Disponibilidade do Produto 

Todas as informações sobre os produtos da Blickle neste catálogo têm de ter-se em consideração ao avaliar a disponibilidade e as obrigações do fabricante relativamente aos seus produtos, particularmente em conformidade com a Secção 4 da Lei de Disponibilidade do Produto e a Secção 3(2) da Lei de Segurança do Produto. O fabricante não será responsável se estas informações não forem cumpridas.

1.0 Informação de produto e utilização pretendida

As rodas e os rodízios estão definidos como componentes e são interpermutáveis e podem ligar-se a unidades, mobiliário, sistemas de transporte ou produtos idênticos para os tornar móveis. Esta informação de produto refere-se a rodas e rodízios, em especial, aos rodízios de direção passiva (rodízios giratórios), destinados a viaturas e equipamentos movidos temporariamente manualmente (objetos), que são movidos a uma velocidade não superior à velocidade de andamento (4 km/h), não se movendo em regime de funcionamento contínuo. As rodas e rodízios no âmbito desta informação de produto utilizam-se nos seguintes setores:

  • Setor residencial:
    • z.B. por ex., assentos, mobiliário doméstico
  • Setor de serviços:
    • serviços gerais, por ex., carrinhos, mobiliário de escritório
  • Hospitais
    • por ex., camas hospitalares
  • Setor industrial:
    • por ex., unidades de transporte para cargas médias e pesadas

A utilização pretendida inclui a montagem adequada:

a) O produto tem de ser fixado ao objeto em todos os pontos disponíveis.

b) O objeto deve estar adequadamente estável nestes pontos.

c) A instalação não deve impedir nem alterar a funcionalidade do produto.

d) Os rodízios giratórios devem ser montados de forma a que rodem em torno de um eixo vertical.

e) Os rodízios fixos devem ser montados de modo a que os respetivos eixos das rodas fiquem alinhados entre si.

f) Todos os rodízios num objeto têm de ter a mesma altura de montagem. No caso de se instalarem também rodízios fixos, apenas os rodízios recomendados pelo fabricante para este fim podem ser instalados.

g) As rodas fabricadas em poliuretano termoplástico (TPE) contêm óleo e causam descoloração por contacto em superfícies sensíveis.

As versões especiais têm de utilizar-se para salas molhadas, aplicações nas proximidades do mar, equipamento exposto aos elementos ou substâncias agressivas que conduzam a aumento da corrosão.

Salvo se especifique um intervalo de temperatura superior para produtos padrão no nosso catálogo atual respetivo ou no nosso Website, www.blickle.com, os produtos da Blickle são adequados para utilização com um intervalo de temperatura entre 5 °C e 30 °C. Para utilização no exterior com este intervalo de temperatura, os produtos têm de ser especificados em design especial. Os produtos standard não devem estar expostos à carga nominal nestas condições.

A roda, o suporte, o travão e as opções de eixo formam uma única unidade funcional. A Blickle só assume responsabilidade pelos produtos originais.

Os clientes têm de considerar todas as cargas possíveis ao selecionarem os rodízios. Se não se tomarem em consideração, devem-se utilizar fatores de segurança adicionais (ver Guia de rodas e rodízios).

2.0 Uso indevido

As situações seguintes são alguns exemplos de uso indevido das rodas e rodízios

a) As rodas e os rodízios utilizam-se para o transporte de cargas em excesso da capacidade de carga máxima indicada no nosso Website ou no catálogo.

b) O produto utiliza-se no piso inadequado e irregular.

c) O produto utiliza-se a temperaturas que sejam demasiado altas ou baixas.

d) Forçar uma unidade a mover-se quando o travão está acionado ou se o travão for utilizado para abrandar.

e) O produto pode ser afetado por substâncias particularmente agressivas.

f) O produto é afetado por cargas anormalmente grandes como resultado de impactos ou quedas.

g) Corpos estranhos podem penetrar na bandagem press-on.

h) As rodas e os rodízios trabalham a uma velocidade excessivamente elevada.

i) Fizeram-se alterações não aprovadas pelo fabricante.

j) As rodas e os rodízios estão expostos a dano mecânico devido a fatores externos ou a uma colisão.

k) Aplicação de forças laterais excessivas.

l) O travamento dos nossos rodízios de todas as séries não se destina à fixação de transporte e cargas em paletes, carros ou meios de transporte idênticos. A violação desta instrução pode resultar em danos no sistema de travagem.

3.0 Desempenho do produto

Se não se fornecer informação específica sobre o desempenho do produto no nosso Website ou nos nossos catálogos, brochuras, descrições do serviço, etc., tem de contactar-nos para determinar se as nossas rodas e rodízios ou os seus componentes cumprem os seus requisitos. Consulte as normas DIN, ISO e EN para orientação. Os designs específicos do cliente podem desviar-se dos requisitos definidos nas normas relevantes.

Contrariamente à abordagem normal para rodas e rodízios, as forças de travagem dos rodízios com sistemas de travão estão concebidas para garantir o equilíbrio ideal entre forças de travagem elevadas e forças de atuação baixas.

4.0 Manutenção de produto

Inspeção/manutenção anual recomendadas:

  1. Deve adicionar-se lubrificante uma vez por ano para produtos com um bocal de lubrificação, até que uma pequena quantidade de lubrificante comece a sair pelos rolamentos. Recomendamos a utilização de uma massa lubrificante complexa à base de cálcio multiusos (como a Renolit CX-EP 2) com um intervalo de temperatura de entre -30 °C e 140 °C. Recomendamos a utilização de massa lubrificante diferente se o produto for utilizado em condições de aplicação diferentes.
  2. Verifique se todas as fixações de parafuso estão fixas.
  3. Certifique-se de que a roda, a cabeça giratória, o travão, o travão direcional, os travões e outras opções estão a funcionar corretamente.
  4. Verificar a folga do rolamento da roda e a cabeça giratória, idealmente segundo a DIN EN 12530 a 12533. (ISO 22881 a ISO 22884)
  5. Verifique a pressão do ar dos pneumáticos de acordo com o nosso Website ou no catálogo.
  6. Inspecionar os pneus de borracha maciça e os rastos relativamente a desgaste e abrasão. Para orientação: abrasão máx. espessura de rosca inferior a 1/2.

Recomendamos efetuar as medições acima com mais frequência se estiver a utilizar os produtos em condições de funcionamento fora do normal.

Os produtos de limpeza só podem utilizar-se se não contiverem substâncias que possam causar danos ou corrosão.

Os rodízios e respetivos componentes devem ser substituídos logo que ocorram anomalias no seu funcionamento.

5.0 Conformidade do produto

As informações atualizadas sobre diretrizes e normas relacionadas com a segurança do produto e requisitos de acesso ao mercado técnico (por ex.,. ATEX, REACh, RoHS, PAK/GS) estão disponíveis em www.blickle.com.

6.0 Obrigação de fornecer instruções e informações

Para cumprimento da nossa obrigação de fornecer informações, instruções e orientação de manutenção em conformidade com a Lei relativa à segurança geral dos produtos, fornecemos o seguinte:

  • para retalhistas:
    catálogos e o nosso Website com informações do utilizador e do produto
  • para processadores:
    catálogos e ou nosso Website com informações do produto e do utilizador
  • para utilizadores:
    informações do produto e do utilizador

Pode encontrar mais informações no nosso Website: www.blickle.com.

Para garantir que as rodas e os rodízios funcionam corretamente

  • Os retalhistas são obrigados a cumprir estas informações do produto (consulte 1.0–5.0) e as informações do utilizador. Também devem pedir estas informações ao fabricante e, se necessário, passá-las às empresas de processamento.
  • As empresas de processamento são obrigadas a respeitar esta informação de produto (ver 1.0–5.0) e a informação de utilizador. Também têm de pedir novamente estas informações ao fabricante e, se necessário, passá-las aos utilizadores.

Diagramas, desenhos, dimensões, etc. estão sujeitos a alterações, não podendo, por isso, ser vinculativos. Reservamo-nos o direito de fazer alterações relacionadas com o produto no interesse do progresso técnico.