Capacidade de carga

Carga em rodas e rodízios

Capacidade de carga dinâmica elevada

A capacidade de carga listada para uma roda ou um rodízio é a capacidade de carga que a roda ou o rodízio consegue suportar quando testados numa bancada rotativa, segundo a DIN EN 12527–12533 (ISO 22878–22884).

Para determinar a capacidade de carga que uma roda ou um rodízio tem de ter, é importante saber o peso morto do equipamento de transporte, o peso adicional máximo e o número de rodas ou rodízios de apoio. Quando se utilizam quatro ou mais rodas ou rodízios, a carga em cada roda ou rodízio individual pode variar. Calcula-se a capacidade de carga conforme se segue:

Fórmula para o cálculo da capacidade de carga

T = capacidade de carga requerida por roda ou rodízio
E = peso morto do equipamento de transporte
Z = peso adicional máximo
n = número de rodas ou rodízios de apoio
S = fator de segurança

As rodas e rodízios com rolamentos de esferas são capazes de exceder velocidades de 4 km/h com uma capacidade de carga reduzida.

Fatores de segurança recomendados para aplicações diferentes

O fator de segurança S utiliza-se para considerar desvios das condições de funcionamento standard (superfície suave, velocidade de andamento de 4 km/h, distribuição da carga igual, trajetória retilínia, temperatura ambiente entre 15 °C e 28 °C). O fator de segurança é afetado pela velocidade do movimento e a relação do Ø roda até à altura do obstáculo. Existem quatro categorias diferentes (ver tabela).

Os fatores de segurança não têm em consideração o desgaste do rasto.

Determinação do fator de segurança S

  Transporte   Ambiente   Altura do obstáculo   Fator de segurança
 Gráfico – Transporte manual no interior   manual   interior   < 5 % de Ø roda   1,0–1,5
 Gráfico – Transporte manual no exterior   manual   exterior   > 5 % de Ø roda   1,5–2,2
 Gráfico – Transporte motorizado no interior   motorizado   interior   < 5 % de Ø roda   1,4–2,0
 Gráfico – Transporte motorizado no exterior   motorizado   exterior   > 5 % de Ø roda   2,0–3,0


Capacidade de carga estática

Se uma roda ou um rodízio estiver exposto a cargas principalmente estáticas, a sua capacidade de carga estática é testada segundo a ISO 22878. Um dos critérios que este teste procura é em que medida é que o rasto fica achatado após um período específico. Nas nossas fichas de dados do produto estão disponíveis informações sobre a capacidade de carga dos nossos produtos. Pode contactar-nos diretamente para pedi-las ou descarregá-las na página de detalhes do produto relevante.