Flexível e seguro em carris ou estrada
Rodas com flange em nylon fundido com travão permanente integrado SPKGSPO 143/25K-TML-946188 e SPKGSPO 143/25K-TMR-947479
O cliente
... é um importante fabricante suíço de veículos de bombeiros e sistemas de pulverização motorizados. Nos mais de 30 anos da sua existência, a empresa já entregou mais de 900 veículos. Desde a sua fundação, a empresa tem montado veículos na qualidade suíça reconhecida nas suas instalações em Recherswil.
O desafio
O cliente comprou e utilizou anteriormente chassis acabados para contentores de rolos. Uma vez que os clientes finais queriam mais flexibilidade e funções adicionais, o fabricante do veículo desenvolveu o seu próprio chassis para a plataforma de equipamento existente.
Uma consideração importante durante o planeamento foi o facto de quase exclusivamente está em serviço na Suíça o pessoal dos bombeiros militares. Devido à falta de oportunidades de experiência prática, o equipamento deve ser o mais simples possível e, no entanto, ser muito robusto. Outra dificuldade foi encontrada nas variadas condições nos diferentes locais de instalação. Nas operações de salvamento, existem requisitos diferentes no que diz respeito ao chassi dos do equipamento de extinção – e as condições na cidade diferem das condições em locais rurais. Além disso, o chassis dos recipientes de rolos teve de ser adaptado para utilização em carris e para travagem automática quando não estava a ser utilizado.
A nossa solução
O chassis de base desenvolvido por nós consiste em dois rodízios giratórios da série L-ALTH e dois rodízios fixos com travão permanente integrado da série B-GTH. Os rodízios estão equipados com um rasto em poliuretano.
Blickle Extrathane®. Após discussões detalhadas com o cliente, os engenheiros da Blickle criaram adicionalmente os rodízios com flange adequados para permitir uma utilização segura em carris ferroviários: As rodas com flange da série de rodas SPKGSPO da Blickle em nylon fundido de alta qualidade são montadas no chassis do carrinho que pode ser prolongado para tornar os recipientes rolantes aptos para viajar sobre carris, se necessário. Graças ao travão de tambor pré-tensionado e integrado com sistema permanente em duas das quatro rodas com flange, o carrinho só se moverá depois de os travões terem sido ativamente libertados pelos bombeiros. Quando não estiver a ser utilizado, o sistema bloqueia através de um amortecedor integrado, que assegura o desempenho de travagem. Este princípio funciona tanto para os rodízios fixos do chassis de base (quando as rodas com flange não estão prolongadas) como para o chassis prolongado com as rodas com flange de travagem automática. O design do suporte fechado dos sistemas de travão também protege muito as pastilhas dos travões da corrosão e da sujidade. Isto assegura que o desempenho de travagem permanece consistente independentemente da humidade e da poluição da estrada na área.
O resultado
Os testes extensivos de protótipos provaram que o design da Blickle é mais do que capaz. O cliente está muito satisfeito com o novo chassis, que terá uma presença forte no mercado. Os futuros chassis serão agora equipados exclusivamente com rodízios Blickle. Se necessário, também com rodas com flange Blickle adicionais com travão permanente para uso em carris.
Vantagens do produto e informações técnicas SPKGSPO 143/25K-TML-946188 (esquerda) e SPKGSPO 143/25K-TMR-947479 (direita)
- Roda com flange em nylon fundido resistente a impactos (PA6G
- Em comparação com um centro da roda de aço, o centro da roda em nylon fundido oferece as seguintes vantagens:
∘ peso reduzido
∘ resistência à corrosão
∘ custo reduzido