Rodízios com travão
Os rodízios com travão certos para cada aplicação
Parar significa parar imediatamente e em segurança. Não há margem para erros com rodízios com travões e rodízios com bloqueios de paragem. É preciso poder confiar neles, especialmente em situações perigosas. Isto exige segurança no trabalho e senso comum. O risco de acidentes na intralogística é conhecido por todos. Desde choques eléctricos a contusões, tudo está incluído. De acordo com a Lei de Segurança e Saúde no Trabalho (ArbSchG), é legalmente obrigado a “avaliar as condições de trabalho do ponto de vista da segurança no trabalho e a esforçar-se por melhorar a saúde e a segurança”, tal como foi dito pela Associação de Seguros de Responsabilidade Civil dos Empregadores de Metal.
Rodízios giratórios com travão
Os rodízios giratórios com travão bloqueiam os movimentos de rolamento e de rotação dos rodízios em repouso com a ajuda de sistemas de travagem(travão de roda e de cabeça giratória). São utilizados sistemas de travões “dianteiros”, “traseiros”, “fixos” e “centrais”. Os sistemas de travões “frontais” estão situados na parte da frente em relação ao sentido de marcha. Os sistemas de travão “traseiros” estão instalados na parte de trás dos rodízios. Os sistemas de travão “fixos” não rodam com a cabeça giratória e o pedal permanece sempre na mesma posição. Os sistemas de travões “centrais” utilizam uma única alavanca para travar dois ou mais rodízios de um equipamento de transporte. A seleção de um sistema de travagem deve ser feita tendo em conta a facilidade de utilização, as condições de instalação e as medidas de prevenção de acidentes específicas do utilizador.
Travão de roda e cabeça giratória Blickle “stop-fix”
(sufixo do código do produto: -FI)
Travão de roda e cabeça giratória Blickle “stop-top”
(sufixo do código do produto: -ST)
Travão de roda e cabeça giratória Blickle “ideal-stop”
(sufixo do código do produto: -IS)
Travão central Blickle
“central-stop”
(sufixo do código do produto: -CS)
Travão de tambor e travão de homem morto Blickle
(sufixo do código do produto: -TB e -TM)
Os travões mais utilizados na gama de capacidade de carga média e inferior, operação fácil e ergonómica com forças de acionamento reduzidas.
Conceção robusta e ajustável para gamas de capacidade de carga média e elevada com forças de retenção particularmente elevadas (bloqueio por fricção).
Um sistema de bloqueio fixo (bloqueio por fricção e por forma) garante um elevado nível de conforto de funcionamento e uma acessibilidade contínua.
Bloqueio simultâneo (por fricção e por forma) de dois ou mais rodízios por meio de uma alavanca, forças de acionamento e de desbloqueio confortáveis.
Elevado efeito de travagem graças aos calços de travão, amplamente protegidas contra a corrosão e a sujidade pela sua conceção fechada.
Rodízios com travão para cargas pesadas
Para os nossos rodízios para cargas pesadas existem vários sistemas de bloqueio disponíveis de série na gama das cargas pesadas, incluindo os mecanismos de bloqueio listados acima (Stop-Top ou Wheel Stop). No entanto para aplicações especiais para cargas pesadas também é possível elaborar uma solução individual em conjunto com o cliente.
Sistema de travão central “central-stop” da Blickle para material de transporte e rodízios carga pesadas das séries L e LH
(sufixo do código do produto: -CS...)
Travão de roda Blickle “Radstop” para rodízios carga pesadas (ativado pelo pé)
(sufixo do código do produto: -RA)
Travão de roda Blickle “Radstop” para rodízios carga pesadas (acionado à mão)
(sufixo do código do produto: -RAH)
Rodízios fixos com travão
Pode escolher entre duas variantes de rodízios fixos com travão: O travão de tambor Blickle e o travão de homem morto Blickle. O travão de tambor funciona através da pressão de dois calços de travão integrados na roda contra o centro da roda fundido, que funciona como tambor de travão. O travão de tambor proporciona um elevado nível de desempenho de travagem, apesar de ser necessária apenas uma pequena quantidade de força para o ativar.
Um travão de homem morto é semelhante a um travão de tambor, mas utiliza uma mola integrada para travar quando o travão não é ativado. O travão pode ser libertado através de um braço de alavanca ou de um cabo. Estão disponíveis versões para esquerdinos e destros. Os travões de homem morto também estão disponíveis para rodízios giratórios.
Mais informações sobre os travões de tambor e os travões de homem morto.
Travão de tambor Blickle
(sufixo do código do produto: -TB / -TBL / -TBR)
Travão de homem morto Blickle
(sufixo do código do produto: -TML / -TMR)