Manobrabilidade

Manobrabilidade de equipamento e maquinaria

Os rodízios têm de ser posicionados de forma a cumprirem os requisitos de manobrabilidade e direção de unidades e máquinas. Abaixo descrevem-se várias disposições de rodízios diferentes.

Três rodízios giratórios à mesma altura de montagem
Quatro rodízios giratórios à mesma altura de montagem
Dois rodízios fixos e giratórios com mesma altura de montagem
Quatro rodízios fixos com os rodízios centrais a uma altura de montagem superior
Dois rodízios giratórios e fixos onde os rodízios fixos são colocados a uma altura de montagem um pouco mais elevada
Quatro rodízios giratórios e dois rodízios fixos à mesma altura de montagem

Três rodízios giratórios com mesma altura de montagem

Quatro rodízios giratórios com mesma altura de montagem

Dois rodízios fixos e giratórios com mesma altura de montagem

Quatro rodízios fixos, tendo os rodízios centrais uma altura de montagem ligeiramente superior

Dois rodízios giratórios e dois rodízios fixos, tendo os rodízios fixos uma altura de montagem ligeiramente superior

Quatro rodízios giratórios e dois rodízios fixos com a mesma altura de montagem

Adequado para cargas pequenas e passagens estreitas. O equipamento de transporte é muito fácil de mover em qualquer direção. O equipamento de transporte é relativamente difícil de manobrar numa trajetória retilínea. É possível melhorar isto instalando um travão direcional num dos três rodízios giratórios. Esta disposição do rodízio pode tornar o equipamento de transporte mais suscetível a capotamento.

Adequado para passagens estreitas. O equipamento de transporte é muito fácil de mover em qualquer direção. O equipamento de transporte é relativamente difícil de manobrar numa trajetória retilínea. Fixar travões direcionais em dois rodízios giratórios pode melhorar esta situação.

Disposição do rodízio mais comum, adequada para reboque. O equipamento de transporte é fácil de manobrar na execução de curvas e numa trajetória retilínea. O equipamento de transporte é relativamente difícil de manobrar em espaços estreitos. Pode substituir o rodízio fixo por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.

Disposição do rodízio com otimização de custos. O equipamento de transporte é fácil de manobrar numa trajetória retilínea. A disposição da carga sobre os rodízios fixos centrais torna o equipamento de transporte relativamente fácil de direcionar e rodar no local. Esta disposição do rodízio pode tornar o equipamento de transporte mais suscetível a capotamento e oscilação. Podem substituir-se os rodízios fixos centrais por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.

Adequado para reboque. O equipamento de transporte é fácil de manobrar na execução de curvas e numa trajetória retilínea e roda facilmente no local. Esta disposição do rodízio pode tornar o equipamento de transporte mais suscetível a capotamento e oscilação. Recomendamos a utilização de rodízios giratórios com rodízios com amortecedor. Podem substituir-se os rodízios fixos centrais por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.

Disposição do rodízio complicada, adequada para reboque. O equipamento de transporte é fácil de manobrar na execução de curvas e numa trajetória retilínea e roda facilmente no local. É particularmente bem adequada para cargas pesadas e unidades compridas. O contacto constante com a superfície dos rodízios fixos é necessário para a manobrabilidade. Podem substituir-se os rodízios fixos centrais por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.

Capacidade de carga


Escala – dois pontos verdes

Manobrabilidade


Escala – cinco pontos verdes

Em trajetória retilínea


Escala – dois pontos verdes

Círculo de viragem


Escala – quatro pontos verdes

Estabilidade


Escala – um ponto verde 

 

Capacidade de carga


Escala – quatro pontos verdes

Manobrabilidade


Escala – cinco pontos verdes

Em trajetória retilínea


Escala – dois pontos verdes

Círculo de viragem


Escala – quatro pontos verdes

Estabilidade


Escala – três pontos verdes

 

Capacidade de carga


Escala – quatro pontos verdes 

Manobrabilidade


Escala – três pontos verdes

Em trajetória retilínea


Escala – quatro pontos verdes

Círculo de viragem


Escala – dois pontos verdes

Estabilidade


Escala – quatro pontos verdes

 

Capacidade de carga


Escala – três pontos verdes

Manobrabilidade


Escala – dois pontos verdes 

Em trajetória retilínea


Escala – cinco pontos verdes

Círculo de viragem


Escala – cinco pontos verdes

Estabilidade


Escala – dois pontos verdes 

 

Capacidade de carga


Escala – três pontos verdes

Manobrabilidade


Escala – quatro pontos verdes

Em trajetória retilínea


Escala – cinco pontos verdes

Círculo de viragem


Escala – cinco pontos verdes

Estabilidade


Escala – dois pontos verdes

 

Capacidade de carga


Escala – cinco pontos verdes 

Manobrabilidade


Escala – quatro pontos verdes 

Em trajetória retilínea


Escala – cinco pontos verdes 

Círculo de viragem


Escala – cinco pontos verdes 

Estabilidade


Escala – cinco pontos verdes