Manobrabilidade
Manobrabilidade de equipamento e maquinaria
Os rodízios têm de ser posicionados de forma a cumprirem os requisitos de manobrabilidade e direção de unidades e máquinas. Abaixo descrevem-se várias disposições de rodízios diferentes.
Três rodízios giratórios com mesma altura de montagem
Quatro rodízios giratórios com mesma altura de montagem
Dois rodízios fixos e giratórios com mesma altura de montagem
Quatro rodízios fixos, tendo os rodízios centrais uma altura de montagem ligeiramente superior
Dois rodízios giratórios e dois rodízios fixos, tendo os rodízios fixos uma altura de montagem ligeiramente superior
Quatro rodízios giratórios e dois rodízios fixos com a mesma altura de montagem
Adequado para cargas pequenas e passagens estreitas. O equipamento de transporte é muito fácil de mover em qualquer direção. O equipamento de transporte é relativamente difícil de manobrar numa trajetória retilínea. É possível melhorar isto instalando um travão direcional num dos três rodízios giratórios. Esta disposição do rodízio pode tornar o equipamento de transporte mais suscetível a capotamento.
Adequado para passagens estreitas. O equipamento de transporte é muito fácil de mover em qualquer direção. O equipamento de transporte é relativamente difícil de manobrar numa trajetória retilínea. Fixar travões direcionais em dois rodízios giratórios pode melhorar esta situação.
Disposição do rodízio mais comum, adequada para reboque. O equipamento de transporte é fácil de manobrar na execução de curvas e numa trajetória retilínea. O equipamento de transporte é relativamente difícil de manobrar em espaços estreitos. Pode substituir o rodízio fixo por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.
Disposição do rodízio com otimização de custos. O equipamento de transporte é fácil de manobrar numa trajetória retilínea. A disposição da carga sobre os rodízios fixos centrais torna o equipamento de transporte relativamente fácil de direcionar e rodar no local. Esta disposição do rodízio pode tornar o equipamento de transporte mais suscetível a capotamento e oscilação. Podem substituir-se os rodízios fixos centrais por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.
Adequado para reboque. O equipamento de transporte é fácil de manobrar na execução de curvas e numa trajetória retilínea e roda facilmente no local. Esta disposição do rodízio pode tornar o equipamento de transporte mais suscetível a capotamento e oscilação. Recomendamos a utilização de rodízios giratórios com rodízios com amortecedor. Podem substituir-se os rodízios fixos centrais por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.
Disposição do rodízio complicada, adequada para reboque. O equipamento de transporte é fácil de manobrar na execução de curvas e numa trajetória retilínea e roda facilmente no local. É particularmente bem adequada para cargas pesadas e unidades compridas. O contacto constante com a superfície dos rodízios fixos é necessário para a manobrabilidade. Podem substituir-se os rodízios fixos centrais por um conjunto de rodas, ou seja, duas rodas num eixo.
Capacidade de carga |
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Manobrabilidade |
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Em trajetória retilínea |
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Círculo de viragem |
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Estabilidade |
Capacidade de carga |
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Manobrabilidade |
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Em trajetória retilínea |
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Círculo de viragem |
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Estabilidade |
Capacidade de carga |
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Manobrabilidade |
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Em trajetória retilínea |
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Círculo de viragem |
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Estabilidade |
Capacidade de carga |
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Manobrabilidade |
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Em trajetória retilínea |
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Círculo de viragem |
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Estabilidade |
Capacidade de carga |
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Manobrabilidade |
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Em trajetória retilínea |
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Círculo de viragem |
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Estabilidade |
Capacidade de carga |
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Manobrabilidade |
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Em trajetória retilínea |
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Círculo de viragem |
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Estabilidade |