Rodas para cargas pesadas da Blickle
A pedido, a Blickle também fabrica versões especiais de rodas para cargas pesadas.
Definição de rodas para cargas pesadas
As rodas para cargas pesadas são indicadas para utilização com cargas pesadas e/ou velocidades mais elevadas. As rodas para cargas pesadas são de construção mais resistente. No caso de áreas de aplicação em que ocorram cargas elevadas, as rodas apresentam uma construção de aço soldado estável.Rodas para cargas pesadas - Critérios de seleção
Na seleção de rodas para cargas pesadas, é necessário considerar os seguintes critérios de seleção:- Capacidade de carga
- Material do rasto
- Diâmetro da roda, resistência inicial e ao rolamento
- Tipo de rolamento
- Influências do ambiente, temperatura, químicos e corrosão
Poderá obter uma vista geral das rodas para cargas pesadas da Blickle no nosso programa de entrega.
Definição da capacidade de carga necessária de rodas para cargas pesadas
A capacidade de carga necessária de rodas para cargas pesadas é calculada a partir da tara do transporte e da sua carga adicional, dividida pelo número de rodas para cargas pesadas utilizados. O resultado é depois multiplicado por um fator de segurança que é dependente das condições de funcionamento das rodas para cargas pesadas:T = Capacidade de carga de cada roda para cargas pesadas
E = Tara do transporte
Z = Carga máxima adicional
n = Número de rodas para cargas pesadas utilizadas
S = Fator de segurança
O fator de segurança S reflete os desvios das rodas para cargas pesadas em relação às condições de funcionamento padrão (piso regular, velocidade de andamento, distribuição uniforme da carga, controlo em trajetória retilínea, temperatura ambiente entre +15 °C e +28 °C). O fator de segurança é influenciado tanto pela velocidade, como também é claramente influenciado pelo rácio entre o diâmetro da roda e a altura dos obstáculos. Quanto maior for o desvio em relação às condições de funcionamento padrão de rodas para cargas pesadas, tanto maior tem de ser o fator S selecionado.
Efetua-se uma distinção entre quatro condições de funcionamento:
Transporte manual com rodas para cargas pesadas em recintos fechados:
(Altura do obstáculo < 5% do ø da roda): fator de segurança: 1,0 a 1,5
Transporte manual com rodas para cargas pesadas ao ar livre:
(Altura do obstáculo > 5% do Ø da roda): Fator de segurança: 1,5 a 2,2
Transporte motorizado com rodas para cargas pesadas em recintos fechados:
(Altura do obstáculo < 5% do ø da roda): fator de segurança: 1,4 a 2,0
Transporte motorizado com rodas para cargas pesadas ao ar livre:
Fator de segurança: 2,0 a 3,0
Em rodas para cargas pesadas com rolamento de esferas, é possível uma velocidade superior a 4 km/h com redução simultânea da capacidade de carga. Se uma roda ou rodízio fixo for principalmente exposto a cargas estáticas, é previsível um aumento de capacidade de carga de até 25%. Com tempos mais longos de suporte de carga elevadas deve ser considerado o perigo de achatamento do rasto.
Resistência inicial e ao rolamento, ruído de funcionamento e conservação do solo das rodas para cargas pesadas
A resistência inicial e ao rolamento de rodas para cargas pesadas é influenciada por inúmeros fatores diferentes.Resistência inicial de rodas para cargas pesadas
A resistência inicial é a força que é necessário exercer para que as rodas para cargas pesadas passem do estado passivo para o estado de movimento. A força necessária para colocar rodas para cargas pesadas em movimento uniforme é designada por resistência ao rolamento. Resistência inicial e ao rolamento é influenciado pelos seguintes fatores:
- Ø da roda
- Rasto
- Durezas do rasto e pneu
- Elasticidade do rasto
- Tipo de rolamento
- Piso
A resistência ao rolamento de rodas para cargas pesadas é causada por uma deflexão ascendente e descendente permanente do rasto durante o movimento de rolamento (histerese). A medição da resistência ao rolamento é efetuada com a ajuda de um banco de ensaios. Os valores de medição são determinados em condições ideais:
- Superfície de aço plana, regular e livre de sujidade e de obstáculos
- Velocidade: 4 km/h
- Temperatura: +20 ºC
- Carga: 2/3 da capacidade de carga máx.
Rodas para cargas pesadas - Ruído de funcionamento
O princípio básico é: Quanto maior a roda para cargas pesadas e mais macio e espesso o rasto, mais suavemente pode ser movido o veículo graças às rodas. Isto significa que um rasto macio está associado a uma emissão de ruído mais baixa, e um rasto mais duro a uma emissão de ruído mais alta. Com cargas baixas e uma superfície macia (alcatifa) podem ser utilizadas rodas para cargas pesadas duras com reduzida emissão de ruído e elevado conforto operacional.
Rodas para cargas pesadas - Conservação do solo
Um rasto mais duro afeta mais a superfície do que um mais macio. Característico para conservação do solo é a pressão superficial média. Para os diferentes tipos de rasto de rodas para cargas pesadas, podem ser utilizados os seguintes valores de referência:
- Pneus ~ 0,8 N/mm²
- Pneu de borracha macia ~ 0,8 N/mm²
- Borracha maciça super elástica ~ 1,5 N/mm²
- Borracha elástica maciça ~ 1,8 N/mm²
- Borracha maciça/poliuretano~ 3,5 N/mm² (aprox. 75º Shore A)
- Poliuretano~ 8,0 N/mm² (aprox. 92º Shore A)
- Poliuretano termoplástico ~ 11,0 N/mm²
- Polipropileno/nylon > 40,0 N/mm²
- Nylon fundido > 60,0 N/mm²
- Ferro fundido > 350 N/mm²
- Aço > 500 N/mm²
Materiais das rodas e rastos para rodas para cargas pesadas
Dependendo dos requisitos colocados sobre as rodas para cargas pesadas, é necessário escolher o material da roda ou o rasto em conformidade. De seguida, é apresentada uma vista geral sobre os materiais da roda e rastos para as rodas para cargas pesadas da Blickle:
Rodas para cargas pesadas com pneus de borracha elástica maciça - Séries POEV, ALEV, SE, GEV, SEV, GEVN, SEVN, DS e SAV
As rodas para cargas pesadas com pneus de borracha elástica maciça com base num composto de borracha especial protegem o solo, absorvem as vibrações, oferecem uma capacidade de carga particularmente elevada, um conforto operacional considerável e são resistentes a muitas substâncias agressivas, não tendo, no entanto, resistência a óleos (ver "Resistência química"). As rodas para cargas pesadas com pneus de borracha elástica maciça podem ser utilizados com temperaturas de -30 °C a +80 °C, podendo alcançar a curto prazo +100 °C, e são fornecidos em duas opções:
Rodas para cargas pesadas em versão de rolamento suave: resistência inicial e ao rolamento reduzida, elevada resistência ao desgaste. Dureza: 65º±3º Shore A.
Rodas para cargas pesadas em qualidade de tração: muito elevada resistência ao desgaste, resistência inicial e ao rolamento reduzida. Dureza: 70º±3º Shore A.
Rodas para cargas pesadas com Blickle Softhane® - Série ALST
Blickle Softhane® é um elastómero de poliuretano de injeção por reação à base de poliéster de poliol, diisocianato e glicol. As rodas para cargas pesadas com Blickle Softhane® protegem o solo, absorvem as vibrações, não deixam marcas, são antimancha, muito resistentes ao desgaste por fricção, elásticas, apresentando igualmente resistência a muitas substâncias agressivas e à radiação ultravioleta, não sendo, no entanto, resistentes à água quente, ao vapor de água, ao ar quente e húmido nem a solventes aromáticos (ver "Resistência química"). Além disso, as rodas para cargas pesadas com Blickle Softhane® oferecem um conforto operacional muito elevado, uma baixa resistência ao rolamento e um aquecimento reduzido perante uma carga dinâmica. Cor verde. As rodas para cargas pesadas com Blickle Softhane® podem ser utilizadas a temperaturas de -30 °C a +70 °C, podendo alcançar a curto prazo +90 °C. Com temperaturas ambiente abaixo de -10 °C, a rigidez das rodas para cargas pesadas aumenta. Dureza: 75º+5º Shore A.
Rodas para cargas pesadas com Blickle Extrathane® - Séries ALTH, GTH, SETH, STH, GTHN e STHN
Blickle Extrathane® é um elastómero de poliuretano de injeção por reação à base de poliéster de poliol, diisocianato e glicol. As rodas para cargas pesadas com Blickle Extrathane® protegem o solo, não deixam marcas, são antimancha, muito resistentes ao desgaste por fricção, elásticas, apresentando igualmente resistência a muitas substâncias agressivas e à radiação ultravioleta, não sendo, no entanto, resistentes à água quente, ao vapor de água, ao ar quente e húmido nem a solventes aromáticos (ver "Resistência química"). Além disso, as rodas para cargas pesadas com Extrathane® apresentam uma deformação constante extremamente reduzida, uma baixa resistência ao rolamento e um aquecimento reduzido perante uma carga dinâmica. Cor castanha clara. As rodas para cargas pesadas com Blickle Extrathane® podem ser utilizadas a temperaturas de -30 °C a +70 °C, podendo alcançar a curto prazo +90 °C. Com temperaturas ambiente abaixo de -10 °C, a rigidez das rodas para cargas pesadas aumenta. Dureza: 92º±3º Shore A.
Rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® - Série GB
Blickle Besthane® é um elastómero de poliuretano de injeção por reação à base de poliéster de poliol, diisocianato e diol. As rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® protegem o solo, não deixam marcas, são antimancha, muito resistentes ao desgaste por fricção, elásticas e apresentam resistência a muitas substâncias agressivas e à radiação ultravioleta (ver "Resistência Química"). Além disso, as rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® oferecem uma deformação constante extremamente reduzida, uma resistência ao rolamento muito baixa, um aquecimento reduzido perante uma carga dinâmica, resistência à hidrólise e são particularmente adequadas às velocidades elevadas. Cor castanha. As rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® podem ser utilizadas a temperaturas de -30 °C a +70 °C, podendo alcançar a curto prazo +90 °C. Com temperaturas ambiente abaixo de -25 °C, a rigidez destas rodas para cargas pesadas aumenta. A dureza é de 92º±3º Shore A.
Rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® Soft - Série ALBS
Blickle Besthane® Soft é um elastómero de poliuretano de injeção por reação à base de poliéster de poliol, diisocianato e diol. As rodas para cargas pesadas com Besthane® Soft protegem o solo, não deixam marcas, são antimancha, muito resistentes ao desgaste por fricção, elásticas e apresentam resistência a muitas substâncias agressivas e à radiação ultravioleta (ver "Resistência Química"). As rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® Soft oferecem um conforto operacional muito elevado, uma deformação constante extremamente reduzida, uma resistência ao rolamento muito baixa, um aquecimento reduzido perante uma carga dinâmica, resistência à hidrólise e são particularmente adequadas às velocidades elevadas. Cor azul. As rodas para cargas pesadas com Blickle Besthane® Soft podem ser utilizadas a temperaturas de -30 °C a +70 °C, podendo alcançar a curto prazo +90 °C. Com temperaturas ambiente abaixo de -25 °C, a rigidez das rodas para cargas pesadas aumenta. A dureza é de 75º+5º Shore A.
Rodas para cargas pesadas em nylon - Série SPO
As rodas para cargas pesadas em nylon são construídas em termoplástico. São resistentes a impactos, não deixam marcas, não mancham, são resistentes à corrosão, muito resistentes ao desgaste por fricção, inodoras, insípidas, higiénicas e resistentes a muitas substâncias corrosivas, exceto ácidos minerais, agentes oxidantes, hidrocarbonetos clorados e soluções salinas de metais pesados (ver "Resistência química"). Além disso, as rodas para cargas pesadas em nylon oferecem uma resistência muito baixa ao rolamento. O nylon pode absorver e libertar humidade, existindo, por isso, a possibilidade de oscilações da dimensão, dependendo da humidade e da temperatura ambiente. Cor branco natural. O nylon pode ser utilizado com temperaturas de -40 °C a +80 °C, sendo permitidas, a curto prazo, temperaturas mais altas. A temperaturas ambiente superiores a +35 °C, as capacidades de carga para estas rodas para cargas pesadas diminuem. Para a aplicação na gama de temperaturas elevadas até +250 °C, é utilizado um nylon especial, resistente ao calor. A dureza destas rodas para cargas pesadas é de 70°±5° Shore D ou de 85°±5° Shore D num nylon especial, resistente ao calor.
Rodas em plástico
Rodas para cargas extrapesadas em poliamida fundida - Série GSPO
As rodas para cargas pesadas em poliamida fundida são construídas em termoplástico injetado por reação. Estas rodas para cargas pesadas são resistentes a impactos, não deixam marcas, não mancham, são resistentes à corrosão, muito resistentes ao desgaste por fricção, inodoras, insípidas, higiénicas e resistentes a muitas substâncias corrosivas, exceto ácidos minerais, agentes oxidantes, hidrocarbonetos clorados e soluções salinas de metais pesados (ver "Resistência química"). Relativamente à capacidade de carga, resistência à tração, resistência à compressão, elasticidade, estabilidade dimensional e absorção de humidade, as rodas para cargas pesadas em poliamida fundida atingem melhores resultados do que as de nylon moldado por injeção. Além disso, oferecem uma resistência extremamente baixa ao rolamento. Cor bege natural. As rodas para cargas pesadas em poliamida fundida podem ser utilizadas com temperaturas de -40 °C a +80 °C, sendo permitidas, a curto prazo, temperaturas mais altas. A temperaturas ambiente superiores a +35 °C, as capacidades de carga destas rodas para cargas pesadas diminuem. A dureza é de 80º±3º Shore D.
Rodas de aço maciço para cargas extra pesadas - Série SVS
Especialmente para rodas para cargas pesadas em aço de tratamento adequado C45, com extrema resistência à pressão e ao desgaste, capacidade de carga estática e dinâmica extremamente elevada. A resistência à tração e a dureza são praticamente constantes ao longo de uma ampla gama de temperatura, resistentes ao óleo. As rodas para cargas extrapesadas em aço podem ser usadas a temperaturas de -100 ºC a +600 ºC. A dureza é de 190 - 230 HB. Em solos sensíveis à pressão, deve ser observada a relativamente elevada pressão no solo das rodas para cargas pesadas.
Rodas para cargas pesadas - Links úteis:
Guia de rodas e rodízios
Localizador de produtos
Programa de entrega